26/07/2010 12:08

Schumacher diz entender Ferrari e revela que faria igual

Piloto foi um dos maiores beneficiados por ordens de equipe nos últimos anos

Principal personagem das ordens de equipe na F-1 nos últimos anos, Michael Schumacher foi apenas um espectador da nova polêmica instaurada pela Ferrari.

O alemão, que tem a carreira marcada pela vitória recebida de Rubens Barrichello no GP da Áustria de 2002 na última volta, hoje corre pela Mercedes e admitiu que se sentiu chateado ao ver seu amigo perder a vitória no GP da Alemanha para o parceiro Fernando Alonso.
https://tazio.uol.com.br/imagens/15980/medium.jpg
"Claro, no carro, não tinha uma visão tão boa quanto a de vocês, mas, ocasionalmente, vi que Felipe [Massa] era o primeiro. Me senti feliz, pois ele é um amigo", disse Schumacher, hoje com 41 anos, que afirmou entender a decisão da equipe e faria o mesmo.

"Mas, quando ouvi que o Alonso tinha vencido, pensei: 'que tipo de estratégia era essa?'. Fui muito criticado no passado por isso. Tenho de dizer que entendo 100% e faria exatamente o mesmo se estivesse na situação deles". Para o heptacampeão, apenas um piloto pode ser campeão mundial.

"No fim do dia, qual o motivo para estarmos aqui? Estamos lutando pelo campeonato, e somente um piloto pode vencer o campeonato. No fim do ano, se você pensar que perdeu o Mundial por causa daquele ponto, você se perguntará os motivos pelos quais não fez isso. Não perguntará aos fãs, para a TV ou aos jornalistas."

Segundo o alemão, ordens de equipe sempre aconteceram na F-1, não importa a prova. "Voltando no tempo, em outras equipes e situações, já foram claras as ordens de equipe na última corrida, por exemplo. E todos aceitaram. É a última corrida, é normal. Tanto faz se é a última, penúltima ou mais cedo. Qual é o ponto da crítica?"

Por fim, Schumacher disse não se arrepender de nenhum benefício que já teve por causa de alguma ordem: "Pude ver nos anos que participei disso, que estávamos liderando e as pessoas acharam desnecessário. Posso concordar em parte, mas não posso. A princípio, aceito e concordo com o que aconteceu. Você tem de fazer isso de uma maneira legal e não tão óbvia. Transformar isso em uma boa briga, mas a única meta é ganhar o campeonato."

Share/Bookmark

—————

Voltar